Memória Legislativa
Antes de sua emancipação, o distrito de Nova Venécia era território do município de São Mateus.
O primeiro passo para a sua criação foi a Câmara de Vereadores de São Mateus aprovar sua emencipação através da Lei número 329 em seção realizada no dia 28 de agosto de 1953. A criação unânime do parlamento mateense que na época tinha como vereadores os senhores: Dacílio Duarte Santos, Antônio Carvalho, Antenor Nardotto, Antônio Daher, Tito Santos Neves, Flauzino Belo Cassimiro, Nicanor Motta, José Daher e Albino Negris.
Com a aprovação do desmembramento pela Câmara Municipal de São Mateus, o Município de Nova Venécia foi criado oficialmente pela Lei Estadual número 767, aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo em 11 de dezembro de 1953, sendo que sua publicação aconteceu em 19 de dezembro do mesmo ano. A instalação oficial do município ocorreu em 26 de janeiro de 1954. No seu primeiro ano de vida o município não teve Câmara de Vereadores, apenas o Prefeito Antônio Daher, que foi nomeado pelo Governador do Estado Jones dos Santos Neves para exercer o mandato no período de 26 de janeiro de 1954 até 30 de janeiro de 1955.
Prédio onde ocorreu a instalação do Município em 26 de janeiro de 1954. Nesse local funcionou a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores até o ano de 1968. Em primeiro plano o Sr. Joventino Alexandre Tosi, proprietário do Bar Vênus, com os filhos Celina Casagrande Tosi e Francisco Tosi.