Aprovado o decreto com os nomes dos homenageados para a entrega do Título de Cidadão Veneciano

Os vereadores da Câmara de Nova Venécia aprovaram durante a sessão dessa terça-feira, 23, o decreto com os nomes das pessoas que serão homenageadas durante a tradicional entrega do Título de Cidadã Veneciano, que acontece todos os anos, sempre na data de 28 de agosto.

Cada vereador pode homenagear duas pessoas reconhecidas pelos relevantes serviços prestados ao município de interesse da coletividade ou principais atividades que desenvolveram para a melhoria da qualidade de vida e o progresso econômico, social, educacional e cultural da cidade.

A cerimônia faz uma referência histórica ao dia da emancipação política de Nova Venécia: 28 de agosto 1953.  Por isso, o título de Cidadão Veneciano é entregue sempre nessa data.

Durante a sessão, o presidente da Câmara, Juarez Oliosi (PSB), falou sobre a vacinação antirrábica no interior do município. O vereador solicitou que a Secretaria Municipal de Saúde mantenha o serviço de visitas às casas para a vacinação de cães e gatos: “Levar os animais para os postos para receberem a vacina muitas vezes é difícil, pois alguns animais são ariscos, o que pode dificultar a imunização.”

A raiva é uma doença grave e letal. Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença também pode afetar os seres humanos, através da mordida dos animais. A vacina antirrábica é, ainda hoje, a única forma de prevenção.

Confira o resumo da sessão:

A vereadora Gleyciaria Bergamim (DEM) destacou a emenda parlamentar da deputada federal Norma Ayub (DEM) no valor de R$ 250 mil. O recurso será destinado à Secretaria Municipal de Educação para a compra de carteiras escolares para a Escola Municipal de Cedrolândia e de equipamentos para outras unidades de ensino.

O vereador Evaristo Miguel (PTB) pediu que o município faça a construção da nova Escola Municipal de São Gonçalo e acelere o processo de desapropriação do terreno que será destinado à unidade de ensino.

Mir de Guararema (PTB) falou sobre a reforma da Escola Municipal de Alto Muniz.

Antonio Emílio (Cidadania) disse que a Cesan deve assumir a responsabilidade pela gestão da água nos distritos do município. O vereador destacou também que o Departamento de Estradas e Rodagens do Estado (DER-ES) sinalizou para a instalação de tachão ou radar eletrônico na Curva do Curtume, no lugar de quebra-molas, como foi analisado inicialmente.

Data de Publicação: quarta-feira, 24 de julho de 2019