A falta de segurança pública foi um dos assuntos mais comentados pelos vereadores durante a sessão da Câmara dessa terça-feira, 14. Os recentes incidentes ocorridos em alguns bairros da sede têm chamado a atenção dos parlamentares que pedem providências às autoridades responsáveis para que a situação no município não saia de controle.
O presidente da Câmara, Antonio Emílio (PPS), ressaltou que o problema da insegurança é algo que deve ser trabalho de forma conjunta. O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) foi citado pelo presidente como uma estratégia eficiente na área de inteligência para a solução da violência, que também exige soluções práticas.
Antonio Emílio também citou as ações desenvolvidas na praça da Câmara: “Sabemos que a violência urbana é algo complexo e que precisa de várias frentes para ao menos minimizá-la. Quando começamos o projeto de revitalização da Praça da Câmara, uma das nossas primeiras preocupações foi a questão da segurança de quem freqüenta ou simplesmente passa pela praça. Por isso, no ano passado, instalamos um novo poste com iluminação em LED, e nesta semana, colocamos uma câmera de videomonitoramento com alcance de 360 graus. O equipamento vai monitorar o patrimônio público da Câmara, delegacia e parte da Avenida Vitória, inibindo assaltos e furtos a pedestres e ao comércio.”
Confira o resumo da sessão:
O vereador Mir de Guararema (PDT) destacou as obras de pavimentação em Àgua Limpa.
Juarez Oliosi (PSB) falou sobre a possibilidade de isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) pelo município para terras devolutas.
Biel da Farmácia (PV) criticou a falta de segurança pública em Nova Venécia.
Luciano Márcio (PSB) citou o projeto de monitoramento 24 horas para a cidade.
Gleyciaria Bergamim (DEM) fez um balanço do I Fórum Municipal de Políticas Públicas em Defesa das Mulheres realizado na semana passada na Câmara Municipal de Nova Venécia.
Zequinha Brasileiro (PV) pediu que o município faça a limpeza e capina de lotes nos bairros Dom José Dalvit e Aeroporto.
Cláudio do Granito (PTB) solicitou a pintura de uma faixa de pedestre em frente à Igreja Católica Aparecida, no bairro Margareth, e a reforma da Capela Mortuária, localizada no bairro Municipal I.
Projetos de lei:
1. PROJETO DE LEI Nº 81/2017: dispõe sobre a instituição das taxas devidas para o licenciamento ambiental de empreendimentos, atividades e/ou serviços considerados efetiva ou potencialmente poluidores e/ou degradadores do meio ambiente no Município de Nova Venécia, de iniciativa do prefeito Mário Sérgio Lubiana com as emendas:Emenda Modificativa nº 1 e Emenda Supressiva nº 1 aprovadas pelo Plenário: Aprovado por maioria.
2. PROJETO DE LEI Nº 26/2018: dispõe sobre a instituição do Programa Vale Feira no âmbito do Município de Nova Venécia e dá outras providências, de iniciativa do prefeito, com a Emenda Modificativa nº 1 aprovada pelo Plenário: Aprovado por maioria.
3. PROJETO DE LEI Nº 54/2018: denomina a estratégia de saúde de família do Município de Nova Venécia, no Bairro Margareth, como Estratégia de Saúde da Família Matheus Bellúcio: Aprovado por maioria.
Data de Publicação: quarta-feira, 15 de agosto de 2018