Vereadores destacam a inauguração da Rede Cuidar durante sessão
A inauguração da Rede Cuidar foi um dos assuntos mais debatidos pelos vereadores durante a sessão da Câmara dessa terça-feira, 19. Os vereadores se mostraram satisfeitos com a nova estrutura e com os tipos de serviços que começam a ser oferecidos na nova unidade de saúde, mas alguns deles se mostraram preocupados em relação ao funcionamento.
O presidente do Legislativo Municipal, Antonio Emílio (PPS), indicou a sinalização da estrada da Gameleira, trecho muito movimentado por corredores, ciclistas e praticantes do turismo rural. De acordo com Antonio Emílio, a estrada é estreita, sem acostamentos e oferece riscos aos praticantes de atividades físicas que utilizam aquele espaço. “A sinalização vai proporcionar mais segurança a todos que frequentam o local. Temos que incentivar o turismo, pois é uma forma de fomentar a economia sem agredir o meio ambiente. Sabemos que Nova Venécia tem potencial para ser um polo turístico, com suas belezas naturais e rica cultura”, afirmou.
Os vereadores também aprovaram o nome de Gleyciaria Bergamin (DEM) para o cargo de corregedora da Casa. A vereadora é a primeira mulher a assumir esta função e exercerá o cargo no biênio 2017/2018.
Confira o resumo da sessão:
O vereador Cabo Tikeira (PV) parabenizou a Secretaria Municipal de Obras pela limpeza no rio Cricaré e Córrego da Areia e alertou para que seja feito o trabalho de pintura de faixas de pedestres nas escolas que ficam na Avenida Matheus Toscano, bairro Municipal I.
Cimar do Altoé (PHS) elogiou a estrutura da nova unidade e falou da falta de água no bairro Aeroporto II.
Zequinha Brasileiro (PV) criticou o descaso à saúde pública. O vereador disse que não basta apenas ter uma Rede Cuidar, mas investir em mais hospitais para Nova Venécia.
O vereador Dejanir Dias (PSB) pontuou a necessidade de pintura das faixas de pedestres em Nova Venécia e do calçamento das ruas do bairro São Cristóvão, incluindo a W2. Disse também que o município deve reabrir a fábrica de manilhas e solicitou aumento do tíquete-alimentação aos servidores do Executivo Municipal.
Juarez Oliosi (PSB) criticou a falta de políticas públicas do governo Paulo Hartung, gerando problemas na saúde, infraestrutura e segurança.
Ronaldo Barreira (SD) elogiou a estrutura da Rede Cuidar, mas alertou para possíveis problemas de funcionamento da nova unidade.
Zé Luiz do Cricaré (PT do B) parabenizou a entrega da Rede Cuidar e afirmou que as pinturas das faixas de pedestres serão realizadas em outubro.
O vereador Mir de Guararema (PDT) anunciou que no dia 27 de setembro será realizada a limpeza no distrito de Guararema e Cedrolandia. O vereador também indicou a reforma da escola de Cedrolandia, que está cheia de rachaduras profundas, de acordo com Mir.
Gleyciaria Bergamin (DEM) falou sobre o trabalho que está sendo feito sobre a regularização das feiras livres, ouvindo a população e realizando pesquisas de rua sobre o tema. A vereadora também destacou a importância da retomada do projeto de municipalização do trânsito e a implantação do estacionamento rotativo.
Luciano Márcio (PSB) anunciou que vai encaminhar um pedido de Ação Civil Pública contra a Cesan por conta dos péssimos serviços prestados pela empresa terceirizada em Nova Venécia. De acordo com o vereador, as ruas da cidade estão em péssimo estado e cheias de buracos pela falta de qualidade do trabalho.
Durante a sessão, o requerimento 93/2017 foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. O requerimento solicita informações à Secretaria Municipal de Assistência Social sobre a falta de pagamento do benefício que garante a reforma de residências para pessoas carentes. Iniciativa do vereador Zequinha Brasileiro (PV) e o vice-presidente da Câmara, Cabo Tikeira (PV).
Data de Publicação: quarta-feira, 20 de setembro de 2017