A sessão da Câmara desta terça-feira, 12, foi dirigida pelo presidente em exercício, Cabo Tikeira (PV). O presidente Antonio Emílio (PPS) está em Vitória participando de cursos e outras agendas de interesse do Legislativo Municipal.
A aprovação da criação do Arquivo Público Municipal foi um dos destaques da sessão. De autoria do Poder Executivo, o projeto 47/2017 institui o Arquivo Público Municipal com o objetivo de resguardar documentos de importância histórica do município, produzidos pela Câmara e Prefeitura de Nova Venécia em acordo de cooperação mútua.
Confira o resumo da sessão:
O vereador Juarez Oliosi (PSB) informou que as obras de melhoria na entrada do patrimônio de Cristalina começarão em breve, e destacou também, a inauguração da Rede Cuidar, na sexta-feira, 15.
Ronaldo Barreira (SD) sugeriu algumas mudanças no planejamento do trabalho dos secretários para que haja mais produtividade. Também criticou as condições da estrada que liga o Corpo de Bombeiros ao Patrimônio do Bis.
Zequinha Brasileiro (PV) falou sobre o papel do vereador e a inauguração da Rede Cuidar.
O vereador Biel da Farmácia (PV) criticou o excesso de pontos facultativos concedidos pelo município, pois os serviços de relevância são afetados, comprometendo os cidadãos, segundo ele.
O vereador Cimar do Altoé (PHS) indicou a construção de um posto de saúde para os Assentamentos 13 de Maio, Córrego do Augusto e Dom Pedro. Criticou também a falta de manutenção da iluminação pública da cidade.
A vereadora Gleyciaria Bergamin (DEM) destacou a regularização do trabalho das pessoas que vêm de outros municípios para vender seus produtos nas feiras livres de Nova Venécia.
O vereador Zé Luiz do Cricaré (PT do B) parabenizou o trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social, que providenciou passagens para vários andarilhos retornarem às suas cidades de origem. O vereador questionou o trabalho da Secretaria Municipal de Esportes e disse que é necessário avaliar as ações de cada secretário da prefeitura.
Evaristo Miguel (PTB) solicitou ações sociais para o bairro São Cristóvão nas áreas do esporte e trabalho para a juventude. Questionou também a precariedade da saúde. De acordo com o vereador, não adianta construir unidades de saúde no interior se os salários para os médicos não forem atrativos.
O vereador Dejanir Dias (PSB) solicitou calçamento para o bairro São Cristóvão. O vereador lembrou também da demora para a inauguração da Rede Cuidar e pediu atenção máxima do governo para que a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) comece a funcionar o mais breve possível.
Votação:
Requerimento 82/2017 - solicita informações sobre as obras da creche no bairro Aeroporto: aprovado por maioria.
Projeto de lei 47/2017: Criação do Arquivo Público Municipal: aprovado por maioria.
Data de Publicação: quarta-feira, 13 de setembro de 2017