O convênio entre a Câmara Municipal de Nova Venécia e o Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal (Interlegis) foi confirmado pelo presidente da Câmara veneciana, Antonio Emílio (PPS). O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 18.
Por meio da parceria, será possível aperfeiçoar ainda mais as informações do Portal da Transparência e do site da Câmara Municipal. Os serviços serão oferecidos de forma gratuita pelo Interlegis. Após a assinatura do convênio, a previsão é que as mudanças no sistema de informática da Câmara ocorram em até 60 dias.
Com o convênio, a hospedagem do site da Câmara atualmente com o domínio “.gov” (cmnv.es.gov.br) migrará para o domínio “.leg” (cmnv.es.leg.br). Outras cidades capixabas já utilizam o domínio “.leg” através da parceria com a Interlegis, como Vila Velha, Linhares e Baixo Guandu.
O uso de tecnologia de ponta irá proporcionar a modernização do sistema de protocolo, e o projeto “Câmara sem Papel”, dará continuidade à utilização mínima de papel na rotina de trabalho do Legislativo veneciano. Dentro da parceria também está incluída a criação de um aplicativo para que o cidadão possa acompanhar a um toque do celular, processos legislativos, pautas, atas das sessões, entre outros assuntos relevantes.
Para o presidente do Legislativo veneciano, o fato de os produtos serem gratuitos e com tecnologia moderna, irá poupar a Câmara de gastar cerca de R$ 5 mil reais por mês: “Com o convênio, daremos andamento ao nosso trabalho pautado sempre na modernidade, eficiência e transparência das ações da Câmara Municipal de Nova Venécia”, afirma Antonio Emílio.
Parceria - A proposta de parceria entre o Interlegis e Câmara de Nova Venécia aconteceu em março, em Brasília, durante reunião com o diretor da Interlegis, Janary Nunes, o presidente da Câmara de Nova Venécia, Antonio Emílio, os vereadores Mir de Guararema (PDT) e Cimar do Altoé (PHS), o assessor Pedro Magalhães, representando o deputado federal, Jorge Silva (PHS), e o diretor da Câmara veneciana, Roan Roger.
Durante a reunião, Janary Nunes destacou a importância da integração do Senado com os municípios brasileiros ao levar informação, tecnologia e capacitação.
A parceria com a Interlegis teve atuação forte do diretor-geral da Câmara veneciana, Roan Roger, que se empenhou em buscar as informações sobre as vantagens do convênio para o Legislativo Municipal.
O que muda:
- O domínio do site da Câmara passa a ser cmnv.es.leg.br;
- Criação de aplicativo para celular;
- Redução nos gastos com papéis na rotina de trabalho;
- Modernização do protocolo.
Economia:
- Serviços serão totalmente gratuitos. A Câmara economizará cerca de R$ 5 mil por mês.
Quando passa a valer:
- Após a assinatura do convênio, a previsão é que as mudanças ocorram em até 60 dias.
Data de Publicação: quarta-feira, 18 de abril de 2018